Sobre o Grupo Consciência Viva

 O grupo de estudos Consciência Viva tem como objetivos primordiais a educação socioambiental, a formação de uma nova consciência humana, a melhoria na relação do homem  com a vida, com a educação e o meio ambiente, visando a preservação do planeta Terra, incluindo todas as formas viventes da biosfera.

Atuamos desde 2006, com o antigo nome Guardiões de Gaia, pesquisando e realizando palestras para todos os setores da sociedade, levando informações atuais sobre as mudanças que o planeta sofre causadas por nosso descuido e desinformação.

 

Atuamos através da Educação Ambiental e divulgando o vegetarianismo/veganismo em palestras e campanhas socioambientais

 

Informações: ong.conscienciaviva@gmail.com

cropped-capasite2.jpg

 

8 comentários sobre “Sobre o Grupo Consciência Viva

  1. Meu nome é Benedito e sou vegetariano estrito. Minha dificuldade é porque não faço uso da soja, pois já vi vários comentários e alguns artigos dizendo que a soja, inclusive, o leite faz mal para o homem, pois contem hormônio feminino!!!
    Respondam-me por favor se isso é verdade mesmo ou é apenas boato dos ignorantes e maldosos…
    Obrigado

    Benedito

    • Boa tarde.
      Veja se este artigo lhe ajuda
      Soja pode afetar fertilidade do homem, diz estudo 24 de julho de 2008 • 10h29 • atualizado às 11h04
      Notícias
      imprimir
      reduzir tamanho da fontetamanho de fonte normalaumentar tamanho da fonte

      O consumo diário de meia porção de produtos de soja reduz a concentração de esperma e pode afetar a fertilidade dos homens, principalmente dos obesos, segundo um estudo publicado hoje pela revista “Human Reproduction”.
      “Houve muito interesse no estrogênio e nas isoflavonas em particular, e sua possível relação com a fertilidade e outros transtornos reprodutivos”, afirmou o pesquisador Jorge Chavarro, do departamento de Nutrição na Escola de Saúde Pública de Harvard (Estados Unidos).

      Chavarro é co-autor do livro “The Fertility Diet” (“A dieta da fertilidade”), focado especialmente para as mulheres, e que recomenda uma dieta específica para aumentar as chances de gravidez.

      No novo estudo, Chavarro afirma que não está muito clara a relação entre a soja e a contagem de espermatozóides, mas acredita que o grão aumenta a atividade de estrogênio, hormônio que pode ter efeito negativo sobre a produção de gametas masculinos.

      A pesquisa em animais mostrou que as isoflavonas e o estrogênio podem ter efeito negativo sobre a reprodução, destacou Chavarro, que acrescenta que havia poucas provas da forma como essas conclusões se aplicam aos humanos.

      Sua nova pesquisa sustenta a hipótese da forma como os resultados dos estudos com animais poderiam se aplicar aos humanos. Mesmo assim, Chavarro considera que seus resultados são preliminares e não conclusivos.

      “É muito cedo para dizer que não se deve consumir alimentos à base de soja (…) Por enquanto, não se deve se preocupar sobre se está consumindo muita soja. Não há informação suficiente para afirmar isso de maneira conclusiva”, disse.

      Para o estudo, Chavarro e seus colegas colheram dados sobre 99 homens que fizeram exames em uma clínica de fertilidade. A esses homens perguntou-se quanto tinham consumido de 15 alimentos de soja nos últimos três meses.

      A lista inclui tofu, embutidos de soja, toucinho e hambúrgueres de soja, leite de soja, queijo, iogurte, sorvete e outros produtos.

      A equipe de Chavarro descobriu que os homens que tinham consumido mais alimentos de soja tinham 41 milhões de espermatozóides a menos por mililitro de sêmen do que os que não consumiam o grão.

      A contagem normal de espermatozóides está entre 80 milhões e 120 milhões por mililitro.

      Além disso, os pesquisadores concluíram que a relação entre soja e concentração de esperma era maior nos homens com excesso de peso e nos obesos, já que estes produzem mais estrogênio que os homens mais magros, e a soja poderia aumentar ainda mais esses níveis de estrogênio, destacaram.

      • Creio que o uso moderado não nos afeta.
        Caso o consumo seja diário e excessivo pode acarretar algum efeito mas mesmo assim, não são em todos os homens, mas são raros os casos.

        Pode consumir!
        Abraços

    • Boa noite!
      Um boato que cresceu vertiginosamente.
      Nós podemos tranquilamente comer soja.

      Não acredite em tudo que diz por ai.

      Não se preocupe, ok?

      Agradecemos!

      Anderson

Deixe um comentário